Sozinha, Disney arrecada quase 50% da bilheteria dos cinemas americanos em 2019

Em 2019, é indiscutível que os feitos obtidos pelos estúdios Disney nas bilheterias do mundo inteiro foram surpreendentes. Além de bater recordes ao conquistar a maior arrecadação de todos os tempos e superar o próprio recorde de faturamento anual meses antes do término do ano, a empresa agora parece cada vez mais perto de alcançar um novo objetivo ambicioso: ter para si a maior fatia possível do mercado norte-americano.

Ao mesmo tempo em que as notícias da mídia internacional estimam que a bilheteria total dos Estados Unidos em 2019 termine em queda quando comparada ao ano anterior, dados recentes demonstram que a Disney conseguiu superar seu antigo recorde de US$ 2,7 bilhões arrecadados. Essa meta pode ser alcançada, em parte, graças as produções da 21st Century Fox, que foi adquirida pela Disney. Com essa contribuição de peso, a empresa superou a marca de 40% do total de ingressos vendidos em todo o país.

Encabeçada por sucessos globais como “Vingadores: Ultimato”, “Capitã Marvel” e “O Rei Leão”, a Disney está muito a frente dos demais. De acordo com números divulgados pela Comscore, a segunda colocada no ranking de arrecadações é a Universal Pictures, que impulsionada pelo longa “Hobbs e Shaw” conseguiu pouco mais de 15% do total de ingressos vendidos.

O mais impressionante é que a trajetória bem-sucedida da Disney em 2019 ainda está longe de chegar ao fim. Até o final do ano, o estúdio irá lançar três filmes muito aguardados nos cinemas norte-americanos, que são “Malévola: Dona do Mal”, “Frozen 2” e “Star Wars: A Ascensão Skywalker. Com a soma das bilheterias desses três filmes, os lucros da Disney devem superar todos os recordes atuais.

No entanto, a “boa” notícia para as demais concorrentes da companhia é que, com as estreias do último trimestre do ano, é provável que a Disney tenha uma redução na sua fatia do mercado. de tamanho nesta reta final. Em entrevista à CNBC, o analista de mídia Paul Dergarabedian confirmou essa expectativa, mas destacou que apesar de uma possível queda, a companhia irá superar com folga a porcentagem de 26,3% da bilheteria que obteve em 2018.