Foi divulgado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) um comparativo que comprova como o Brasil vem investindo de modo crescente em publicidade na internet. De 2017 para 2018, o aumento de R$2,43 bilhões para R$2,92 bilhões foi o equivalente a 20% de avanço entre os dois anos.
Os números apresentados pela entidade são referentes às solicitações de inserção das principais agências do Brasil representadas pela mesma (ao todo 78 agências, cerca de 60% do investimento total no país), ou seja, não engloba todo o setor publicitário. Isto significa que os dados levantados são uma amostra parcial da realidade, que, provavelmente, é bem maior do que o apontado no estudo. Ainda assim, a pesquisa pode ser um bom termômetro para entender como anda o cenário atual dos investimentos na mídia digital.
Entre os dois anos comparados, 2017 e 2018, depois da internet que registrou a maior alta no período mencionado, a mídia exterior (OOH) foi o outro meio que evoluiu em relação aos investimentos de publicidade no país, passando de R$1,3 bi para R$1,4 bi, crescimento aproximado de 9,7%. Entre os meios que apresentaram queda de publicidade estão: TV aberta, que passou de R$9,66 bi para R$9,64 bi (-0,1); TV por assinatura, de R$1,39 bi para R$1,22 bi (-12,4%); Revistas, de R$344 milhões para R$256,6 milhões (-23,4%); e, Jornais, de R$534,8 milhões para R$395,6 milhões (-26,9%).
De acordo com as notícias, a TV aberta deteve a maior parte dos investimentos publicitários, com 58,3%. Em segunda posição aparece a internet, com 17,7%, e em terceiro lugar vem a mídia exterior, com 8,4%. No geral, em 2018, o Brasil teve investido em publicidade cerca de R$16,54 bilhões.
No levantamento, não foram contabilizados os investimentos de: anunciantes de pequeno e médio porte em plataformas digitais; agências internas de empresas de e-commerce, mídias sociais, conteúdo, relações públicas, entre outras; e algumas empresas cujas notícias não foram liberadas.
A consultoria eMarker divulgou em seu relatório que, segundo suas projeções, o Brasil permanecerá liderando o mercado latino-americano de publicidade em mídias digitais com 53% da fatia dos investimentos na região.