Dados do Banco Central do Brasil (BC), divulgados no final de janeiro, dia 30, apontaram que os brasileiros emitiram um total de 21,5 milhões de relatórios no chamado Registrato, um sistema de consulta de informações financeiras, administrado pelo BC. A ferramenta fornece à população cinco tipo de relatórios que permitem verificar:
- As chaves Pix cadastradas;
- Os empréstimos e financiamentos;
- As contas e relacionamentos em bancos (CCS)
- Os cheques sem fundos; e
- Os dados de compra ou venda de moeda estrangeira.
O montante de relatórios emitidos no ano passado se trata de “um expressivo aumento de 64% ante os 13,1 milhões de relatórios de 2022”, acentuou o BC — que também lembrou que, em 2020, esse número foi de apenas 3 milhões. “A procura pode ser atribuída à maior preocupação das pessoas com fraudes e golpes como também à reformulação dos relatórios, que tornou a linguagem mais simples e acessível para o público”, ponderou a entidade.
As notícias do Banco Central ainda são que o Relatório de Empréstimos e Financiamentos foi o serviço mais procurado em 2023, dentro do Registrato, com uma média de 700 mil documentos emitidos por mês. Nessa categoria, o usuário consegue consultar todas as dívidas que tem com bancos e financeiras. “Você pode verificar o saldo devedor e o tipo de operação de crédito, se a dívida está em dia ou em atraso, e outras informações”, detalhou a entidade.
O BC também antecipou que está trabalhando em duas novidades para o Registrato: “redesenho da jornada do usuário, inclusive para melhorias de acessibilidade; e notificação dos usuários nos casos de abertura e encerramento de conta em instituições autorizadas pelo BC, esta em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, contou.
A reportagem completa do Banco Central do Brasil apresenta essas e demais informações sobre o assunto.