A estratégia do “funil de vendas” resumidamente e as possíveis variações.

Todos que trabalham na área de marketing digital, ou que estão de alguma forma ligados com o marketing de conteúdo, entendem que a venda é um processo fundamental. Todas as estratégias se baseiam nisso. O marketing de conteúdo mostra algumas formas de conseguir esse feito, uma delas é o funil de vendas.

Ter um conteúdo de qualidade e que engaje pessoas em sua marca é tão importante como vender, é claro, não é possível continuar no mercado sem vendas, mas é impossível continuar sem clientes também. Para isso o funil de vendas consolida tudo isso em apenas três etapas.

A primeira etapa do funil, representando o seu topo, é quando o cliente está conhecendo sua empresa. Nesse momento o foco deve ser entender as “dores” do cliente. O que ele precisa é a pergunta de ouro nesse momento.

A segunda parte, ou o meio do funil é o descobrimento, por parte do cliente, de que precisa de algo. Nessa etapa os famosos conteúdos de maio de funil são extremamente requisitados da maneira correta, o nome da empresa já pode aparecer e talvez já possa ser inserido links para a última etapa, mas ainda com muita precaução em ser a pessoa que ajuda alguém a resolver um problema.

A última etapa, o fundo do funil, representa a quantidade máxima de vendas que é possível ter depois desse processo. Caracterizada por mostrar a marca para esses potenciais clientes, é nesse momento que a equipe de vendas entra em ação.

Apesar de ser dividida em três partes de uma maneira bem organizada essa estratégia dita apenas como seguir no mercado de uma maneira organizada. Em muitos casos seus negócios não funcionaram assim. Existirá sempre um trafego distinto nessas estratégias. Leads de topo de funil podem em outro instante estar no fundo, ou usuários de fundo de funil que não tem nenhum interesse de compra, tornando o processo não tão homogêneo.