Psicologia da criação de apelos à ação eficazes

“Hacking de crescimento” é mais do que apenas um tipo de pensamento: trata-se de querer levar tudo o que é tradicional e virar de cabeça para baixo. Portanto, se você estiver lançando um produto ou tiver uma startup, provavelmente já entenderá a importância de encontrar as frases de chamariz mais eficazes para promover um produto.

Uma chamada à ação é a última linha que separa a identificação dos benefícios da sua proposta das ações que o usuário executará para pesquisá-la. É como um tiro de uma espingarda durante um cruzamento: depois de atrair visitantes (ou seja, corredores), eles precisam ser motivados para viajar até a linha de chegada (o ponto em que as necessidades da sua empresa são satisfeitas – por exemplo, há uma venda e, de preferência, não uma).

Então por onde começar? Você pode recorrer ao clássico “compre agora” ou “comece hoje” e altere-os um pouco para encontrar o ponto de entrada mais suave. Mas e se você tentar uma abordagem radicalmente diferente? Considere esta situação do ponto de vista da psicologia.

Do ponto de vista psicológico, os processos de promoção de produtos e comportamento do usuário são muito interessantes. Uma coisa é ajudar as pessoas a superar vícios e comportamento obsessivo (compulsividade), e outra é usar métodos diferentes para fortalecê-la.

Teoricamente, para virar esse processo de cabeça para baixo – para aumentar o vício e alcançar a “obsessão” com o produto, você precisa fazer o oposto. Você deve proteger uma pessoa de entender a si mesma e seus hábitos e depois convencê-la a usar uma ferramenta simples e rápida.

Na vida real, é isso que acontece. As pessoas, sem saber, usam as redes sociais, mesmo que nunca tenham decidido gastar muito tempo olhando a feed de notícias e fotos de outras pessoas. Isso acontece por si só.

As pessoas raramente dizem que gostam de redes sociais ou que algum tipo de jogo é o melhor. Em vez disso, dirão que passam muito tempo nas redes sociais ou que compraram um jogo muito caro. Esses relacionamentos obsessivos, aparentemente criados por alguém de fora, são um sinal de que o usuário tentou uma certa experiência e é forçado a continuar a fazê-lo novamente.