Você já pensou sobre esse enorme conjunto de habilidades necessárias para um designer de UX que deseja se tornar um especialista altamente profissional? Parece que é simplesmente impossível acompanhar a abundância de informações e novas tendências, certo? Não se preocupe, porque todo designer de UX pensa nisso periodicamente durante sua carreira.
O modelo vertical amadureceu lentamente nos últimos anos. Em meados dos anos 90, o design do UX tornou-se uma prática importante e começou a expandir os limites de sua aplicação. A esfera cresceu e se aprofundou, afetando vários campos do conhecimento e integrando-os.
O caminho para o profissionalismo no design de UX – A boa notícia é que a lista de habilidades de um designer de UX não é infinita.
A melhor maneira de obter um conjunto de habilidades realista é começar definindo uma vertical central para o seu caso específico. Você precisa se concentrar em uma opção e obter o máximo de experiência possível. Embora a especialização restrita seja útil em grandes projetos, as pequenas empresas geralmente precisam fazer “tudo de uma vez”. No entanto, o constante aprofundamento e expansão de suas habilidades é uma combinação extremamente popular no mercado para um profissional de experiência do usuário.
Depois de escolher uma especialização, verifique se você é altamente qualificado em cada área de interesse em sua vertical principal. Além disso, aumente a conscientização por área das duas primeiras linhas de verticais não primárias. Em seguida, continue a aprofundar-se, dependendo do que ditam as realidades do trabalho ou dos interesses.
Se você está inclinado a escolher o “Planejamento da experiência do usuário” vertical como o principal, deve saber que só poderá aprender esta área com sucesso depois de adquirir amplas habilidades e conhecimentos em outras verticais, uma ou mais. Conseguir isso levará muitos anos, porque o planejamento da experiência do usuário está intimamente relacionado à estratégia do UX e ao processo de design do UX. Essa área requer liderança e a mais alta capacidade de trabalhar em conjunto, equilibrando as metas de negócios com base nas necessidades das pessoas, bem como o uso da tecnologia na construção da interação homem-computador.