De acordo com o que revelou uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do laboratório de inteligência de mercado em viagens TRVL LAB, o turismo de experiência é o responsável por cerca de 60% do faturamento dos pequenos negócios da indústria do turismo no Brasil.
“Segundo o levantamento, as experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação de praticamente 9 em cada 10 turistas brasileiros. O contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%) e quase 70% buscam por momentos de relaxamento”, frisou a Agência Sebrae de Notícias (ASN) que falou sobre o assunto no último dia 16 de outubro.
Para a analista de Competitividade do Sebrae, Germana Magalhães, o fortalecimento desse perfil do turista, tanto nacional quanto estrangeiro, é muito positivo para o país. Ela também acentuou que, conforme apontam os dados do levantamento do Sebrae, os brasileiros estão em sintonia com o comportamento do mercado global nesse sentido, que também tem tido expressiva alta em termos de turismo de experiência.
“Motivado principalmente pelo impacto do período de isolamento social gerado pela pandemia, o ato de viajar se fortaleceu como uma atividade exploratória, com foco em experiências para se aproveitar o melhor de cada lugar. Essa atitude tornou-se fator determinante para a escolha, inclusive, dos destinos”, explicou Magalhães.
A analista do Sebrae lembrou, ainda, que o Brasil é um país rico e diverso em termos de natureza, oferecendo “atrativos que vão da floresta Amazônica às praias, do Pantanal às serras gaúchas”. Além disso, “temos também um povo com uma cultura única”, complementou ela.
Conforme o que reportou a ANS, dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas revelam “que o ecoturismo já é ofertado em 66% das empresas dessa indústria e que a busca pelo turismo de experiência vem crescendo na ordem de 30% ao ano”.
A reportagem completa da Agência Sebrae de Notícias traz mais informações sobre o tema.