Para sobreviver, comerciantes do Brás estão migrando para vendas online

O Brás é uma região bastante famosa de São Paulo pelo forte comércio que ocorre nos bairros concentrados no local. Por dia, costumam passar em média 400 mil pessoas pelo Brás e bairros próximos onde o comércio é forte na região. Mas, devido ao isolamento social, a região está vazia. Para lidar com esta situação, grande parte dos vendedores estão apostando nas vendas online. As notícias sobre a quarentena e o isolamento social e como isso afeta o comércio, foram destaques no mês de abril deste ano.

Segundo o empresário Fauze Mohamed Yunes, proprietário de uma confecção de jeans e que já atua com vendas no comércio há mais de 15 anos no Brás, nunca havia passado por uma crise deste porte ao longo desses anos. “Tive que cancelar alguns pedidos de tecido e paralisar as vendas por estar com as portas fechadas. Ninguém sabe quando iremos voltar a trabalhar offline na região, e desta forma diversos vendedores estão migrando para as vendas online para não quebrarem”, diz Yunes.

Nas mais de 4 mil lojas nas ruas da região e nos mais de 8 mil boxes em atividade no Brás, o número de postos de trabalhos com registro em carteira chega a 200 mil trabalhadores contratados, além de 400 mil empregos indiretos ligados ao comércio na região. Para manter os negócios em atividade, os empresários da região estão optando pelas vendas online por meio do serviço de marketplace.

Por meio das plataformas digitais conhecidas como marketplaces, as lojas da região do Brás podem se associar a um grande shopping virtual ou/e fabricante para realizar vendas aos consumidores por meio da internet. O Brás já possui uma plataforma de negócios online voltada para os empresários da região.

“O foco foi na venda de jeans no começo desta empreitada via internet, pois a grande indústria do Brás tem sua base firmada na venda de jeans. Porém, a demanda de jeans começou a puxar a venda de outros produtos que poderiam ser vendidos também na plataforma”, explica a criadora da plataforma de marketplace do Brás, Viviane Marrese.