Eu realmente preciso de um aplicativo?

Anteriormente, todo mundo queria ter um site. O Flash apareceu mais tarde e todos queriam ter um site em Flash. O Facebook apareceu e todos queriam fazer parte deste projeto. Agora todo mundo quer seu aplicativo móvel. Mas é realmente tão necessário para nós?

No final, o processo de criação de um aplicativo móvel não é uma tarefa tão fácil. Quando a App Store em smartphones acabou de ser lançada, uma grande plataforma foi aberta para desenvolvedores, que poderia ser preenchida com aplicativos nativos para atender à demanda dos usuários. Naquela época, os desenvolvedores tinham recursos incríveis e total liberdade de ação. Mas esses dias se foram.

Para piorar a situação, encontrar um aplicativo está se tornando cada vez mais difícil em lojas que não possuem funcionalidade de pesquisa. Se uma vez a App Store puder fornecer uma exposição sem precedentes e, embora ainda haja maneiras de melhorar a classificação do seu aplicativo, hoje, provavelmente, seu aplicativo terá menos chances de perceber.

Mesmo que o usuário observe seu aplicativo e faça o download, isso não garante que ele o use e não o exclua, ou que impulsione a economia de seus negócios. Com memória limitada do dispositivo, os usuários precisam ser muito seletivos em relação aos aplicativos. Eles ficam com sangue frio quando você precisa liberar memória e a primeira coisa que eles excluem são aplicativos desnecessários. Somente os aplicativos usados ​​regularmente permanecem.

O maior problema com aplicativos nativos é o custo. Ao contrário do aprendizado de HTML e CSS, há uma alta barreira que deve ser superada quando se trata de desenvolver um aplicativo nativo. Isso significa que contratar desenvolvedores para criar esses aplicativos é mais caro do que para seus colegas da web.

Mas o custo real inclui suporte para várias plataformas e dispositivos. Ao contrário da web, ao criar um aplicativo, você não pode ter certeza de que ele funcionará em qualquer lugar. Você não pode nem usar o mesmo idioma de código para mais de uma plataforma.

Não é só que a criação de um aplicativo é cara, mas também o suporte contínuo. A próxima versão de um novo dispositivo nos faz atualizar o aplicativo. Alterações nos tamanhos de tela, extensões e sistemas operacionais podem resultar em alterações no seu aplicativo. Apesar disso, há momentos em que os custos são compensados ​​quando o uso os cobre.