A pontuação de leads é uma ferramenta frequentemente usada no canal B2B. Ele permite que você verifique em que estágio do funil de vendas o cliente se encontra, graças ao qual podemos ajustar o método de comunicação e o canal pelo qual o alcançaremos com a oferta. Graças à pontuação, você pode saber, por exemplo, qual lead vale a pena chamar e qual precisa de mais tempo para pensar. Obviamente, esse é um esquema muito simplificado, mas é mais ou menos assim que a pontuação de leads funciona. Este sistema também funcionará no comércio eletrônico, no canal B2C. Requer algum trabalho, mas também – posteriormente – automação, mas, graças a isso, podemos influenciar significativamente a venda e economia de nossos produtos.
Coletar dados do cliente não é difícil – Como o funil de vendas consiste em várias etapas, vale a pena tentar analisar nossos clientes atuais e entrantes. Graças a isso, verificaremos não apenas quais deles são os mais valiosos para o nosso negócio, mas também muito mais fácil convencer aqueles que estão indecisos a comprar mercadorias. Podemos tratar a pontuação de líderes um pouco como a segmentação de leads. Em resumo, todos os compradores que escolheram nossa loja pelo menos uma vez podem ser divididos em grupos menores, o que nos permitirá adaptar nossas operações às suas necessidades. Por outro lado, os clientes que acabaram de nos conhecer serão mais rápidos em fazer compras, por exemplo, graças a cestas recuperadas, usando códigos de desconto ou conversando com nosso consultor.
Quais informações vão para o nosso banco de dados de loja virtual? Existem muitos deles. Antes de tudo, recebemos dados demográficos, que são realmente introduzidos por nossos clientes desde o início. Eles são necessários durante o registro na loja virtual ou também para as necessidades do pedido.
Outro conjunto de dados que podemos obter facilmente é informações sobre preferências do cliente e processos de compra. Aqui estamos falando de pessoas que fizeram um pedido pelo menos uma vez, porque é com base nesses dados que podemos tirar conclusões. Para os dados acima, que são muito úteis, também podemos incluir aqueles que indicam onde o lead chegou à nossa loja ou como ele se tornou nosso cliente. Aqui, as informações obtidas, por exemplo, do Google Analytics ou do servidor da loja, são úteis.