Marketing omnichannel e multicanal: qual a diferença?

Graças às novas tecnologias do marketing moderno, existe uma terminologia com a qual os especialistas precisam se familiarizar no mundo dos negócios online. Duas definições de uma nova geração que vêm à mente imediatamente são “marketing multicanal” e “marketing omnichannel”.

Qual é a diferença entre marketing multicanal e omnichannel? Os limites aqui são tão confusos e as discussões surgem com tanta frequência, mas não há muita diferença em suas bases. Considere as definições:

Marketing multicanal – O marketing multicanal refere-se à capacidade de interagir com clientes em potencial em diferentes plataformas. Um canal pode ser um local de negociação, um site de notícias, um evento de publicidade, uma rede social, embalagem de produto ou até mesmo propaganda boca a boca.

Marketing Omnichannel – O marketing omnichannel fornece aos clientes acesso integrado. O cliente pode fazer compras na Internet, de um computador desktop ou dispositivo móvel, por telefone ou em uma loja regular, e tudo isso será combinado por uma única estratégia e um único “campo” de comunicação. O marketing omnichannel usa vários canais ao mesmo tempo e, graças ao uso de um único sistema, é criada a impressão de uma sessão de comunicação contínua – isso é imediatamente apreciado pelos consumidores, por se reverte em economia de tempo e dinheiro.

Por exemplo – Se uma empresa possui perfis em redes sociais, um site, um aplicativo é uma abordagem multicanal ao marketing. O aplicativo em que você pode solicitar mercadorias e entrega e o site no qual você pode conversar com um representante da empresa é o marketing omnichannel.

À primeira vista, parece que o objetivo de cada abordagem é interagir com os consumidores por meio de um conjunto de canais diferentes e, embora esses termos possam parecer um pouco diferentes, seu uso lidera a empresa de duas maneiras completamente diferentes. O elemento mais importante do omnicanalismo é um único “sistema”, sem o qual não deve haver comunicação. Qual é o resultado? O marketing omnichannel e multicanal são duas estratégias únicas destinadas a atrair consumidores através de vários canais. A julgar pelas tendências mais recentes, os profissionais de marketing devem se concentrar na abordagem omnichannel, visando aumentar a lealdade do cliente e, por sua vez, a receita da empresa.