Em uma reportagem feita pelo site Econoweek, o criador de uma empresa de divulgação financeira foi destaque. Trata-se de Felipe Miranda, da empresa Empiricus. Inaugurada em 2009, sabe que a organização emprega aparato tecnológico para colocar em operação dados referentes às possíveis formas de se investir em bolsas de valores. A empresa, contudo, tem sido destaque por uma outra razão: suas ações de cunho publicitário.
Com a publicidade recebendo atenção de diversos representantes da sociedade, o mesmo também ocorreu com instituições que analisam a regularidade de empresas de finanças. Mesmo com a abordagem de uma das mais expressivas instituições controladoras da área, a Comissão de Valores Mobiliários, mais conhecida apenas pela sigla “CVM”, a empresa não contou com a atuação do órgão. Felipe Miranda, fundador da organização, mencionou ao Econoweek que trata-se de uma corporação que somente divulga informações sobre finanças. Em outras palavras, é uma empresa editorial.
Comover o público, no sentido de fazer com que as pessoas se vissem capacitadas quanto a atuarem em aplicações financeiras foi o que, de acordo com Miranda, guiou as escolhas de ações publicitárias da Empiricus. Com isso, a organização passou a exibir propagandas com uma clientela jovem, mas que já se declarava financeiramente bem-sucedida com suas escolhas de investimentos ou aplicações na bolsa.
Com a publicidade com elementos incisivos, contudo, alguns revezes passaram a cruzar o caminho da empresa, sobretudo ligados a questionamentos da concorrência. O executivo passou a deixar claro que o que se anunciava era factível e não apenas uma forma de se atrair quem se interessasse pelo se veiculava nas ações de publicidade. Ainda que os personagens sejam jovens, Miranda ressalta que não há impedimentos para que se consiga construir um expressivo patrimônio ao se usar os ensinamentos financeiros.
Há uma estratégia bem definida por trás de todas as propagandas que a companhia se propõe a veicular, pontua Miranda. O intuito, conforme apontou, é o mesmo que o de todas as demais empresas: aumentar clientela. No caso da Empiricus, entretanto, há mais um motivo para que a cartela de clientes seja aumentada, já que com mais renda também se torna possível engrossar o quadro de consultores. Desse modo, o empresário ressalta que os ganhos seriam também traduzidos em aumento da qualidade dos serviços.
O papel da consultoria para que os clientes consigam alcançar os objetivos elencados pela Empiricus é crucial, salienta o executivo. Ele destaca que são estes profissionais que respondem pelo aconselhamento anunciado pela companhia, o que ocorre de formas diversas, conforme o perfil e as pretensões de cada um dos clientes. Os assinantes da Empiricus possuem conteúdos exclusivos que dão instruções sobre como proceder na hora de aplicar capitais no mercado financeiro. Apesar disso, a decisão final fica sempre por conta do próprio investidor, esclarece o empresário. Ele deixa claro que os leitores esporádicos também contam com seções de conteúdos sobre finanças. De modo geral, o empreendedor procurou elucidar de que formas a organização pode ser benéfica às pessoas físicas que querem integrar o segmento de finanças.