A empresa de Laerte Codonho no ano de 2018: O longo caso da Dolly

A decisão judicial que envolvia a marca Dolly foi resolvida depois de muito “vai e vêm” nos tribunais. O empresário Laerte Codonho, não apenas mostrou sua inocência, como também transformou uma dívida de cerca de 1,7 bilhões de reis em fraudes contábeis em 200 milhões de reais em crédito.

De certo modo o problema foi causado, no que segundo Laerte Codonho diz, por um golpe de seu contador. Rogério Raucci, sócio da RD assessoria contábil, teria mudado o caminho de alguns recursos e, mormente, “isentado” a empresa de pagar impostos importantes.

Ainda assim, após a Esaú Vespúcio ter assumido o crime o processo não acabou aí. Os procuradores não aceitaram bem isso e entenderam de outra forma a acusação. Em maio de 2018 a justiça fez com que houvesse mais cautela no caso do empreendedor, assim sendo, Laerte Codonho teve seus bens confiscados e sigilo fiscal e bancário revelado. Também ficou preso por 8 dias. Mas isso não acabou por aí.

No mês seguinte a empresa pediu uma recuperação judicial, processo que a custou 1 unidade fabril e demissão de 1 mil pessoas.

Com tudo isso acontecendo uma decisão foi tomada pela justiça. Os juízes da 14 e 1 vara federal acabaram por destacar que utilizar o dinheiro de crédito do IPI, no caso de empresas engarrafadoras de bebidas é completamente possível.

Foi assim que uma dívida de aproximadamente 1,7 bilhões se transformou em crédito. Considerando também o período que isso ocorreu a empresa de Laerte Codonho teve problemas em reergue suas estruturas e o abalo foi enorme.

De acordo com o empresário não há dúvida que as suas concorrentes, Ambev e Coca-Cola, tiveram participação nisso, julgando que sua estada no mundo dos negócios comprometia essas empresas.

Laerte Codonho pretende continuar na justiça para conseguir as ações necessárias para sanar seus problemas e demostrar sua inocência.

O ano de 2018 representou bastante mudanças para a empresa Dolly, assim como para o empresário. Após tantos trambiques é importante se reergue, como ele mesmo diz, “te derrubam em 24 horas, mas você demora 24 meses para se estruturar novamente”.