Agrônomo brasileiro desenvolve em universidade pimenta suave e adocicada

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), localizada no interior de São Paulo, lançou uma nova espécie de pimenta que está agradando agricultores e diversos chefes de cozinha da região: Maria Bonita. A pimenta é resultado de uma modificação realizada no ano passado por especialistas da universidade, visando algumas melhorias em suas características originais, mas mantendo o seu biquinho característico da pimenta Dedo de Moça. As notícias sobre a nova pimenta foram divulgadas em julho deste ano.

A modificação realizada na pimenta permitiu que o alimento ficasse quatro vezes mais pesado que a Dedo de Moça. “Ela é muito produtiva e atinge o dobro da produção da pimenta original, e cada fruto produzido é quatro vezes maior do que o fruto original”, diz Fernando Sala, engenheiro-agrônomo da UFSCar e responsável pela criação da nova variedade de pimenta.

Fernando explica que escolha do nome surgiu como uma forma de homenagem às mulheres brasileiras. O criador da nova espécie de pimenta diz que o nome feminino mais popular no Brasil é Maria e o adjetivo bonita se enquadra perfeitamente para as brasileiras.

Em cada pé de Maria bonita são produzidos entre 10 e 12 quilos de pimenta. Além disso, cada pé de pimenta pode produzir por até dois anos consecutivos. Do processo que vai da semente até a muda, o pé de pimenta Maria bonita leva 30 dias. Depois a muda é plantada na lavoura e leva 60 dias para a primeira colheita.

De acordo com Mônica Portella, agricultora especialista no assunto e pioneira na produção da pimenta Maria bonita, o resultado é surpreendente e irá cativar quem provar. A agricultora plantou 2 mil pés da pimenta em 2019 e este ano pretende dobrar a produção devido ao sucesso da pimenta suculenta.

“Essa Maria bonita é o nosso xodó. A maioria das pessoas que experimentaram ficaram cativadas. A pimenta é bastante agradável, é suculenta e possui um sabor mais leve”, diz a agricultora. Maria bonita possui uma coloração vermelha bem destacada e, ao entrar em contato com as papilas gustativas, o sabor levemente adocicado se mistura com o toque ardido típico de qualquer pimenta, porém mais suave.