Numa estratégia do tipo funil de vendas é importante entender o que cada etapa representa. As três partes que regem essa estratégia dizem muito a respeito de um esquema organizado e centrado em crescimento da empresa.
O meio do funil, ou a etapa de consolidação, ocorre quando a pessoas que estava vendo o seu conteúdo descobre que tem uma necessidade. A partir desse momento é importante guiar ela para a solução, portanto esse esquema, e também como o próprio nome sugere: “meio”, estar entre as duas partes, a procura do cliente e a venda do produto.
Ainda com um pouco de foco na geração de tráfego, e muitas vezes se recomenda não usar sua marcar ou empresa na criação desse tipo de conteúdo.
Tentar sanar a dúvida do usuário é o mais importante. Mostrar as possíveis soluções para suas necessidades e consolidar seu desejo por um produto, para depois, no fundo do funil, esse indivíduo seja passado para a equipe de vendas.
É importante que nessa etapa sua equipe esteja bastante preparada. Estratégias como o Vendarketing podem ajudar na hora de escolher um potencial cliente.
Tendo um alcance menor que a primeira etapa o foco em conversões pode ser maior. Guiar o cliente para outros artigos relacionados a esse é tão importante como atrai-lo para o fundo do funil onde é a fase de destaque dos negócios.
A criação de um blog destinado a conversão de clientes, a partir de e-mails ou conteúdo em redes sociais é o que muitas vezes salva um negócio.
Vejamos pelo lado mais simples. A compra depende das duas partes: o consumidor e a empresa. Se alguma dessas partes estar em desacordo não adianta reter esse desejo de venda. Algumas pessoas podem estar no meio do funil apenas apreciando o conteúdo, sem nenhuma pretensão de compras, então é importante saber identificar quem procura apenas informação e quem tem uma necessidade.