Ao longo da última reunião do Fórum Econômico Mundial que foi celebrado em Gstaad, localizado na Suíça, Duda Sirotsky Melzer, sócio-fundador e atual CEO da EB Capital, esteve ao lado de outros investidores vindo da Europa, Estados Unidos, Canadá, Índia, dentre outros países. O CEO foi o único brasileiro a palestrar no evento que fala sobre o poder do business nas questões da sociedade. O encontro de mega empresários discutiu diversos pontos relevantes, como a questão do lucro simultâneo ao desenvolvimento social.
O universo business vem expandindo ao longo da história e as empresas que conseguem obter lucro e manter um propósito de desenvolvimento socioeconômico, são mais cobiçadas pelos investidores. As empresas que conseguem agregar o chamado “profit and purpose” se destacam entre os grandes investidores, e chamam a atenção de Duda Sirotsky e de outros especialistas em investimento a longo prazo.
Empresas de capital de grande porte como a EB Capital enfatizam as empresas que além de lucrativas, possuem um propósito claro na resolução de demandas da sociedade. “É o mesmo que unir o útil ao agradável e ver o setor privado fluir de forma sustentável em meio as necessidades da população”, explica a gestora da Falconi, Raquel Azevedo.
Segundo a especialista no assunto, grande parte das empresas em plena atividade não possuem um propósito socioeconômico. “Esse tipo de proposta proporciona à empresa um patamar de grandeza dentro do mercado, e quando os empresários cientes disso fazem bem o seu trabalho, essas empresas são tidas como uma ótima opção para o consumidor e para os investidores”, reforça a especialista.
A EB Capital faz uma ampla pesquisa de mercado constantemente para encontrar essas empresas promissoras, e já possui participação em algumas delas. Dentre as que mais se destacam no aspecto socioeconômico de alta rentabilidade, o CEO da EB Capital citou duas delas ao decorrer do evento: Sumicity e BR Supply.
A Sumicity é uma empresa provedora de internet bada larga de alta velocidade que fornece infraestrutura de cabeamento de fibra ótica para os seus clientes. A internet de banda larga não é fornecida em todas as regiões do país, e ficam de fora as regiões mais afastadas. A proposta da Sumicity é adentrar essas regiões e conquistar esses clientes. “A Sumicity fornece internet de alta qualidade para pessoas em regiões de baixa infraestrutura e abandonadas por grandes companhias do setor“, diz o CEO da EB Capital.
O país se desenvolve com a participação da iniciativa privada socieconômica
De acordo com um importante estudo elaborado e divulgado pela Brazil LAB, 42% das cidades do Brasil não possuem internet banda larga de fibra ótica. Grande parte destes municípios estão localizados em áreas rurais de difícil acesso. A Sumicity trabalha para atender essa demanda de usuários focada na proposta de levar desenvolvimento para a área da saúde, educação, segurança pública, além de entretenimento para as pessoas.
Já a BR Supply, Duda Melzer explica que a empesa é uma grande fornecedora de suprimentos e equipamentos para o setor corporativo, e possui um forte escoamento de suas mercadorias em todo o país. “A proposta da BR Supply é levar suprimentos para outras empresas realizarem seus serviços, com enfase aos municípios onde outras distribuidoras deixam de lado por conta do alto custo do frete”, explica o CEO.