Festival online internacional dedicado a arrecadar fundos no combate à COVID-19 é anunciado para o dia 18 de abril

No último dia 6 de abril, foi anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com a cantora Lady Gaga e a Instituição Global Citizen, a realização de um Festival online nomeado como “One World: Together at Home” — que, em tradução para o português, significa: “Um Mundo: Juntos em Casa”.

O evento, com data marcada para o sábado, dia 18 de abril, às 21h (horário de Brasília), trata-se de uma série de shows caseiros de diversos nomes do mundo da música para arrecadar fundos no combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Além da cantora americana — que é uma das figuras da música mais conhecidas do mundo — as notícias são de que estão na programação do Festival nomes como Paul McCartney, Elton John, Stevie Wonder, Alanis Morissette, Lang Lang e Andrea Bocelli, Billie Joe Armstrong (Vocalista do Green Day), Chris Martin (vocalista do Coldplay), Lizzo, Billie Eilish e Finneas, John Legend, Eddie Vedder, Kacey Musgraves, J Balvin, Keith Urban, Burna Boy e Maluma.

A intenção da iniciativa é usar os valores arrecadados na ocasião em prol tanto dos profissionais do setor da saúde, que estão na linha de frente de todo o processo de combate à atual pandemia, quanto de instituições de caridade que ajudam com comida, além de abrigo e assistência médica aos que necessitam.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acentuou que “a pandemia da COVID-19 continua afetando pesadamente famílias, comunidades e nações do mundo inteiro. Mas, também está dando origem a atos incríveis de generosidade, solidariedade e cooperação”.

A apresentação do One World: Together at Home ficará por conta dos comediantes Jimmy Kimmel e Stephen Colbert, e do ator Jimmy Fallon. A transmissão será feita por diversas emissoras norte-americanas e internacionais, como a MTV, a Comedy Central e a Paramount Channel; e, também, por plataformas de streaming — como o YouTube, o Facebook, o Instagram, o Twitter, a Amazon Prime Vídeo, a Apple Music, o Tidal, dentre outras.

Segundo Lady Gaga, nos últimos sete dias anteriores ao anúncio do Festival online, a indústria do entretenimento conseguiu levantar em torno de US$ 35 milhões para o fundo de solidariedade da Organização Mundial da Saúde.