O que é marketing orientado a dados?

Os visitantes, em regra, não se tornam compradores na primeira vez que visitam um recurso, principalmente se você os atraiu não com a ajuda da publicidade PPC, mas através da otimização do mecanismo de pesquisa. Portanto, é extremamente importante entender o caminho que um potencial comprador percorre antes de fazer uma compra.

Quando uma pessoa começa a procurar por uma câmera digital, a princípio ela considera todas as opções possíveis sem se restringir a pesquisa. Somente depois de entender melhor os recursos das câmeras digitais ele começará a escolher entre Canon e Nikon.

Para entender melhor seu funil, você precisará seguir cada etapa do potencial comprador, coletar o máximo de detalhes sobre cada estágio da rota do usuário. Você aprenderá como e quando os clientes saem, pode determinar em que estágio do seu funil de vendas você está perdendo clientes.

Lembre-se de que, de acordo com estudos dos negócios de B2B, 74% dos compradores estão prontos para dar preferência ao primeiro gerente do departamento de vendas, que informará sobre o valor do produto e demonstrará entendimento de suas necessidades.

Ao fornecer ao cliente as informações necessárias em cada estágio de sua pesquisa, no momento em que a decisão de compra é tomada, seu recurso pode se tornar uma fonte muito valiosa na qual ele pode confiar.

Os visitantes do site precisam ser treinados e entretidos, e eles próprios não são contra. No entanto, isso é importante para você pelo seguinte motivo: se uma empresa que vende câmeras digitais, por exemplo, oferece aos visitantes conteúdo útil do site (por exemplo, dicas sobre como cuidar da câmera e criar melhores fotos), sua audiência terá a confiança e é mais provável que essas pessoas façam uma compra dela.

Para avaliar a eficácia de uma campanha de marketing on-line, você precisará de rastreamento multicanal e rastreamento de chamadas recebidas e dos principais indicadores da campanha.

O Google Analytics, o AdSense e o AdWords podem fornecer dados demográficos muito valiosos, mas vinculá-los aos dados do cliente no back-end do CRM é um pouco mais complicado. No entanto, assim que você começar a rastrear indicadores demográficos e compará-los com os dados do cliente, entenderá quais páginas de destino são boas para um público específico.