Microsoft muda estratégia para Xbox Series X

Notícias – A próxima geração de consoles pode começar de uma forma diferente. Isso ocorre porque o chefe da Microsoft Studios, Matt Booty revelou que o Xbox Series X, cuja previsão de lançamento é para o fim deste ano, não deve contar com jogos exclusivos por pelo menos dois anos. Desde a história dos videogames essa é a primeira vez que isso acontece.

Os lançamentos de novos consoles são marcados por uma série de títulos utilizados apenas naquele aparelho, o que justifica a escolha do consumidor por uma ou outra marca. Por exemplo, quando o Nintendo 64 foi lançado, seu carro-chefe foi o Super Mario 64, que revolucionou o layout dos games com sua plataforma 3D e que hoje se tornou o padrão para o mercado.

Outro exemplo foi o Ridge Racer, título do primeiro PlayStation e um dos primeiros jogos de corrida 3D para consoles e que simplesmente não poderia ser jogado nos concorrentes.

A própria Microsoft também se valeu da estratégia, lançando uma série de títulos exclusivos no passado. Por exemplo, quando o primeiro Xbox foi lançado em 2001, existia uma certa desconfiança do mercado se a companhia teria êxito na indústria dominada pelos fabricantes japoneses. Contudo foi esse olhar ocidental que se mostrou o diferencial.

A microsoft inovou em investir em jogos de esporte, tiro, corrida, entre outros gêneros mais populares na América e Europa. Halo se tornou um sucesso e referência da marca.

Em um futuro próximo, o Xbox Series X vai ganhar um novo título da franquia Halo, contudo este e outros títulos também serão disponibilizados para o Xbox One e para PC. O intuito é seguir uma nova tendência de tecnologia em que um mesmo título funciona em mais de uma plataforma e é vendido por preços diferentes de acordo com o console. O que a empresa quer é desenvolver conteúdo que possa ser usufruído em diferentes aparelhos e ao mesmo tempo amplia as vendas do novo console. Nesse contexto, o diferencial do Xbox Series X será seus atributos como resolução, tempo de carregamento, serviço de assinatura entre outros. Resta saber se a estratégia vai funcionar.