No mundo atual do comércio eletrônico, as embalagens de remessa, caixas de papelão e caixas – não importa como chamamos – desempenham um papel muito importante. Parece que é um produto muito simples e comum que nem merece nossa atenção, se não fosse por um fato importante que é necessário para a economia de quase todas as lojas online. E o fato de que a escolha correta depende se o pacote que será enviado ao nosso cliente o alcançará com segurança e se parecerá esteticamente agradável.
Essa área (relacionada à embalagem da parcela) é amplamente subestimada por nossos vendedores online nativos. Temos mais e mais sites tecnicamente avançados, apresentações interessantes de produtos, fotos, gráficos, descrições interessantes e o produto é geralmente enviado em qualquer embalagem da “recuperação”. Embora eu deva admitir que está lentamente começando a mudar para melhor. Especialmente os grandes players do mercado de comércio eletrônico estão começando a estabelecer padrões.
Dimensão de marketing da embalagem – Vejamos os problemas de embalagem através do prisma do marketing. Sabemos que o primeiro contato do cliente com a remessa tem um impacto significativo em sua opinião sobre nós, como ele nos percebe e qual é a sua impressão. O pacote enviado ao cliente é uma espécie de cartão de visita, a primeira reunião de um cliente com uma loja online no mundo real – não através do monitor. Para causar uma boa impressão nele e que esse cliente gostaria de voltar a uma loja assim – e mais importante ainda falar sobre isso com outras pessoas -, este produto deve ser embalado de forma segura e estética. Não é difícil imaginar a expressão no rosto e nos sentimentos de um cliente que, por exemplo, encomendou um vestido novo e elegante e o recebeu casualmente embalado em uma caixa de biscoito com desconto “usado”.
A solução ideal para promover a imagem da empresa é o uso de caixas de papelão com impressão individual da empresa. Estou ciente de que tal solução – especialmente entre médias e pequenas empresas – é cara, mas é extremamente eficaz e tem um efeito positivo. Uma alternativa pode ser o uso de fitas adesivas largas com uma impressão individual. O desenvolvimento da tecnologia de impressão permite criar impressões em fitas de alta qualidade e cores.