Por que a segmentação e a personalização no email marketing são tão importantes? Como usar segmentos durante a campanha? Segmentação e personalização de emails é um tópico sobre o qual muitos textos já foram escritos.
É o caso dos principais provedores de e-mail, como o Gmail. Sua pontuação de remetente (o indicador de credibilidade do endereço IP do remetente) será reduzida se os destinatários marcarem a mensagem como SPAM e mesmo quando a excluírem sem ler. Por outro lado, o encaminhamento de mensagens é classificado de maneira muito positiva pelos filtros de spam. É por isso que me esforço, que uma mensagem com bom conteúdo interesse o destinatário, talvez até o ponto em que ele compartilhe a mensagem com alguém ao seu redor.
Como fazer Precisamente através da segmentação e personalização. No estágio exato de coleta de endereços de e-mail, pense nas informações necessárias. Se você tiver um formulário simples incorporado na página com espaço para o seu endereço de e-mail, basta adicionar outro campo – nome.
Pense primeiro e depois colecione – Pense no que você pode oferecer ao destinatário e em qual conteúdo direcionar para determinados grupos. Em seguida, crie uma persona de vendas com base em dados demográficos, de economia comportamentais e transacionais.
Dados demográficos – ou seja, dados fornecidos pelo próprio assinante. Na maioria das vezes é o nome, idade e local de residência. Observe que você não pode exagerar no número de campos obrigatórios no formulário de inscrição no boletim, pois isso pode desencorajar o destinatário a preenchê-lo.
Dados comportamentais – ou seja, com base no comportamento do destinatário. Verifique como os usuários reagiram ao boletim informativo enviado e quais ações foram executadas no seu site. Observe quais emails (sobre tópicos) eles abriram e quais links os assinantes clicaram para aprender sobre seus interesses. As campanhas e os links podem ser marcados e, dessa forma, criar grupos de pessoas interessadas em uma determinada categoria de produtos, serviços ou, por exemplo, artigos em um blog. Com base no comportamento do destinatário, tente conhecer suas necessidades. A segmentação é um tópico do rio. O principal é iniciar a segmentação imediatamente. Com o tempo, você ganhará prática e ideias para novas estratégias. Entre na pele do seu destinatário e tente adaptar a comunicação às necessidades dele.