O desenvolvimento da tecnologia mudou completamente o processo de compra. Online e offline estão interligados e é difícil apontar um caminho que os clientes vão comprar. Adicionar produtos ao carrinho raramente termina o pedido. Felizmente, graças à automação de marketing, temos a chance de incentivar os usuários a voltar ao site e concluir as compras.
Os motivos mais comuns para abandonar o carrinho de compras – A grande maioria das mensagens de carrinho abandonadas são lembretes de uma ordem inacabada. No entanto, se olharmos para os motivos pelos quais os usuários abandonam o carrinho de compras, verifica-se que essa não precisa ser a melhor opção:
Ainda não estão prontos para comprar, graças às informações disponíveis na Internet, os clientes estão cada vez mais conscientes de suas necessidades. Antes de comprar, eles verificam cuidadosamente as opções disponíveis. Mais e mais pessoas obtêm informações de várias fontes: nos sites oficiais do fabricante e entre usuários cujas opiniões são equivalentes às dos amigos.
O preço total do pedido é muito alto e desempenha um papel muito importante na economia ao fazer compras online. É por isso que muitas lojas eletrônicas oferecem entrega gratuita acima de um determinado valor ou um desconto progressivo que aumenta com o valor do pedido. A incapacidade de visualizar o conteúdo da cesta e verificar o preço antes de prosseguir para finalizar o pedido às vezes desiste da oferta.
Falta de confiança no vendedor – Lembre-se de que leva tempo para criar confiança em uma marca. Muitos usuários desistem de fazer compras se fazer um pedido exigir a criação de uma conta e o fornecimento de uma grande quantidade de dados pessoais no processo de registro. Outro obstáculo que se torna particularmente importante durante a primeira compra pode ser a política de devolução ou troca pouco clara. Automação de marketing permite planejar qualquer comunicação com os assinantes. Ele também contém condições dedicadas ao comércio eletrônico (URL visitado, compra concluída e carrinho abandonado) que permitem executar campanhas personalizadas com precisão em resposta a ações específicas do usuário. Usando o editor intuitivo de arrastar e soltar, você pode criar elementos prontos de qualquer esquema de comunicação, ideal para as necessidades de seus clientes e negócios.