Conheça os livros mencionados por Guilherme Benchimol como seus favoritos

Ao discorrer sobre sua carreira, o fundador da empresa XP Investimentos, Guilherme Benchimol, sempre faz menção sobre a importância que a leitura teve nesse processo profissional. Listado como uma das pessoas mais influentes de todo mundo através da Bloomberg, ele abriu sua companhia com 24 anos. De lá para cá muitas coisas mudaram em sua organização, de modo que já conta com uma carteira de clientes de aproximadamente mil membros.

Uma das obras que Guilherme Benchimol alega ter gostado é o livro “Organizações Exponenciais”, de autoria dos escritores Salim Ismail e Michael S. Malone. O conteúdo da publicação se baseia, dentre outros detalhes, de uma série de entrevistas com líderes das empresas de maior destaque em âmbito global. O intuito, segundo os autores, foi o estabelecimento de quais seriam as tendências mais recentes para se alcançar o sucesso nos negócios.

Mais uma vez a liderança estratégica foi pauta para um livro. Também mencionado como um dos que Guilherme Benchimol mais gostou de ter lido, a obra de Jim Collins e Jerry I. Porras, “Feitas para durar”, aborda o que pode ser feito para que uma companhia se mantenha em operação durante muitos anos no mercado. Neste caso os autores também foram em busca de situações reais de sucesso para ilustrar o que escreveram.

O autor Jim Collins, desta vez atuando sozinho, escreveu um outro livro adotando a mesma linha do anterior, também de agrado do empresário Guilherme Benchimol. Em “Empresas feitas para vencer”, o autor faz alusão à sustentabilidade verificada em determinadas empresas. Um dos pontos que mais se destacam na obra é o fato de algumas companhias atravessarem períodos com graves revezes e ainda assim conseguirem se manter operantes.

A preocupação com a saúde também é um dos assuntos preferidos do empresário. Prova disso é a obra que ele costuma manter entre as suas prediletas: “Tudo começa com a comida”, escrita por Melissa Hartwig e Dallas Hartwig. O livro que Guilherme Benchimol citou aborda um plano de nutrição, convidando o leitor a adotar cardápios mais leves e ao mesmo tempo mais nutritivos, sem que para isso seja preciso preparar pratos de grande complexidade.