Apenas alguns anos atrás, ter uma loja online ou fornecer serviços online era o suficiente para se destacar da concorrência. No entanto, apenas nos últimos dez anos, o número de pessoas que compram online quase dobrou. De 30% em 2007 para 57% em 2017. O mercado de comércio eletrônico se tornou poderoso e lotado.
As empresas estão se superando em ideias para um melhor ajuste às necessidades e exigências de um cliente moderno. Mas onde você pode obter conhecimento do que o cliente espera de você, ele está satisfeito com os serviços prestados e ele os recomendará seus negócios a outras pessoas? A resposta é simples: pesquisa online.
Por que a pergunta do cliente é tão importante? O mercado de comércio eletrônico é realmente competitivo, e é por isso que as empresas que querem ter sucesso precisam descobrir com precisão as necessidades de seus clientes. Não se trata de testes pontuais ou monitoramento seletivo da concorrência.
Como e quando perguntar? Pesquisas on-line para e-commerce – O que queremos descobrir? Esta é uma questão que toda empresa deve se perguntar. E antes do início de qualquer pesquisa. Algumas organizações se concentrarão em avaliar o nível de satisfação do cliente. Outros estarão interessados em saber se os processos de compra exigem muito esforço dos consumidores. O estudo que a empresa escolhe também depende de onde ela está localizada, se é uma startup crescente ou talvez uma corporação com uma posição estabelecida.
Naturalmente, quanto mais pesquisas online, melhor, mas você precisa estar ciente de que preparar e conduzir uma pesquisa é apenas o começo. A empresa deve criar em suas estruturas uma equipe de pessoas que lidará com sua análise e será capaz de passar os resultados para os departamentos ou supervisores apropriados. O estudo só faz sentido se mudanças reais forem implementadas em sua base.
Vale a pena usar pesquisas na internet? As ferramentas de criação de pesquisas online também oferecem a oportunidade de adaptar perfeitamente a pesquisa às necessidades de sua empresa, tanto em termos de conteúdo quanto de aparência de questionários. É também uma garantia de coleta de resultados em um único local e acesso a eles a qualquer momento e a possibilidade de sua análise avançada.