Conheça o projeto que espalhou enormes esculturas de orelha pela cidade de São Paulo

Em 24 de julho de 2019 a capital paulistas contará com diversas obras de arte em formato de orelhas. Ao todo 60 gigantescas esculturas serão posicionadas em pontos de grande movimentação na cidade de São Paulo. A ação integra o “Ear Parede”, uma campanha alusiva aos cuidados com a saúde dos ouvidos. Com o intuito de chamarem atenção para a questão, as esculturas foram confeccionadas em estruturas que medem 2,4 metros.

Chamada de “Ear Parade Sp”, a iniciativa já foi adotada em anos anteriores no município. Conforme pontuou Ricardo Bento, otorrinolaringologista responsável pela idealização do projeto, a ação é necessária para que a população se conscientize acerca da importância do acompanhamento da saúde dos ouvidos. Segundo enfatizou o médico, as pessoas não se dão contam que a saúde auditiva possa estar se degradando, o que só costuma ocorrer quando os quadros se tornam irreversíveis.

Para que a iniciativa ocorra anualmente, uma parceria foi firmada entre a Fundação de Otorrinolaringologia da cidade e pela empresa Artery Produções. Em relação às esculturas apresentadas em 2019, o processo de confecção das peças foi iniciado ainda no mês de abril, quando as peças começaram a ganhar forma em um ateliê instalado no Shopping Frei Caneca. Participaram do projeto artistas de vários estados brasileiros.

As esculturas serão dispostas em locais variados de São Paulo. Haverá, contudo, maior concentração de obras na emblemática Avenida Paulista. O local também será palco de uma etapa da campanha de conscientização, já que uma caminhada será organizada por essa região. De acordo com notícias divulgadas pela organização do evento, os participantes deverão partir da Praça do Ciclista, que se localiza no final da avenida.

Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), reduzir os índices de perdas auditivas é uma das cinco metas estabelecidas para o século XXI. Assim sendo, a Ear Parade é uma espécie de desdobramento de um projeto ainda mais abrangente realizado pela entidade, que tem por objetivo a criar movimentos de incentivo à prevenção da surdez, bem como suscitar com que ocorra uma maior procura por tratamentos relacionados a enfermidades dessa parte do corpo.

Saiba mais:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/esculturas-gigantes-de-orelhas-vao-invadir-sao-paulo-a-partir-de-hoje,cce6a31e59931778fa50592d1f3f129dm988km13.html