Sergio Cortes noticia sobre os principais tipos de dores nas costas e como tratá-las

Carregar bolsas e mochilas muito pesadas, se abaixar da forma incorreta e ganhar muito peso estão entre os maus hábitos que provocam dores nas costas. Juntamente com as dores, também surge a má postura, criando-se assim um ciclo vicioso, pois as dores nas costas causam uma má postura e a má postura também causa dores nas costas, informa o médico Sergio Cortes.

Nos consultórios de ortopedia, o problema número 1 entre os pacientes são as dores nas costas, a maioria delas sendo derivadas de lesões musculares como a escoliose, lombalgia e a cervicalgia.

A cervicalgia, por exemplo, atinge mais as mulheres e pode ser causada tanto por uma noite mal dormida, como também por uma lesão séria no pescoço. Nesse caso, o incomodo e as dores costumam durar por uma semana, comprometendo a postura pois o paciente tende a desviar a posição da cabeça para o lado menos dolorido.

A lombalgia, por sua vez, são as dores na região da coluna lombar, próximas a bacia. Esse tipo de dor pode aparecer de forma gradual ou do dia para a noite, e são causadas principalmente pela hérnia de disco ou pela protusão discal, noticia Sergio Cortes. Segundo os especialistas, mais de 50% dos pacientes que apresentam um quadro de lombalgia sofrem com outra crise em menos de um ano caso não procurem um tratamento adequado para a doença.

Já a escoliose, se trata de um desvio localizado na região lateral da coluna vertebral, podendo surgir tanto em razão de doenças musculares e neurológicas, como também como consequência de se carregar bolsas e mochilas muito pesadas.

 Tratamento

Como grande parte dessas dores na coluna são decorrentes de maus hábitos, a primeira coisa a ser feita para tratá-las é corrigindo esses costumes errados. Para isso, o RPG é uma das técnicas mais utilizadas pois esse é um método que trabalha com alongamentos e estiração muscular. reporta o médico Sergio Cortes.

 

Outra técnica cada vez mais utilizada no tratamento para as dores nas costas é o Pilates. O método, que consiste no trabalho de vários aspectos como equilíbrio, flexibilidade, controle corporal e respiração, consegue ensinar o corpo a manter uma postura melhor durante a realização das atividades do dia a dia.

O RPG e o Pilates são técnicas que podem ser realizadas por pessoas de todas as idades, sendo que o tempo do tratamento irá depender da gravidade da lesão e também dos objetivos esperados por cada paciente. Além dessas técnicas, noticia Sergio Cortes, também é fundamental praticar exercícios físicos de forma regular pois estes são capazes de melhorar o condicionamento físico e fortalecer os músculos.

 Como evitar as dores nas costas

Entre os principais inimigos da coluna estão uma má postura durante as atividades do dia a dia, dormir em colchões e travesseiros inadequados, carregar bolsas e mochilas muito pesadas e utilizar calçados que não possuem o amortecimento recomendado. Ao evitar esses hábitos, é possível se prevenir de desenvolver um quadro avançado de dores nas costas, informa Sergio Cortes.

FONTE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dor-nas-costas

 

 

February 16, 2017

Posted In: Recentes