Após dois anos de queda, número de reclamações na Black Friday cresce 17%

Após dois anos de queda, o número de reclamações em relação aos varejistas durante as promoções de Black Friday voltou a subir em 2017. O período mais aguardado pelo comércio registrou uma alta de 17% no total de reclamações dos consumidores, comparado ao mesmo período no ano passado. Os dados foram obtidos através de um levantamento realizado pelo site Reclame Aqui, que registrou um total de 3.503 reclamações realizadas pelos consumidores entre as 18h do dia 23 de novembro até a meia noite do dia 25 de novembro. O volume de queixas foi 17% maior que o registrado em 2016.

A data é um dia exclusivo marcado por diversas promoções que são promovidas pelo varejo sempre na última sexta-feira de novembro. O dia escolhido ocorre antes do feriado celebrado nos Estados Unidos, o dia de Ação de Graças.

O ranking de reclamações deste ano foi liderado pelo quesito propaganda enganosa, que teve um total de 13,5% de queixas. Na edição deste ano, o site Reclame Aqui também informou que houve diversas denúncias de fretes abusivos e até mais caros que os próprios produtos, sites de vendas falsos e tempo de entrega muito mais demorado que o normal.

Dentre as queixas mais ouvidas pelo Reclame Aqui estão as seguintes reclamações: propaganda enganosa, com 13,5%; problemas para finalizar a compra, com 9,6%; divergência entre valores, com 8,8%; produto indisponível, com 3,8%; e promoção, com 3,6%.

Em relação às empresas que receberam as reclamações, o site Reclame Aqui identificou que na edição deste ano, a Black Friday registrou um total de 37,3% de reclamações para as 10 empresas mais reclamadas. Na edição do ano passado, o dado foi de 53% das reclamações em relação as 10 empresas mais reclamadas no site Reclame Aqui.

Na edição deste ano, o ranking destas empresas foi liderado pela Magazine Luiza, que recebeu um total de 263 reclamações no site Reclame Aqui. A lista continua com as seguintes empresas: Americanas.com, com 245; Kabum!, com 173; Casas Bahia, com 126; Submarino, com 124; Netshoes, com 88; Extra, com 87; Walmart, com 77; Burger King, com 73; e Americanas – marketplace, com 54.

 

December 15, 2017

Posted In: Recentes