E-governe ISS: Sistema de Nota Fiscal Eletrônica Osasco – o que é, como funciona, quais os benefícios e como aderir

O que é?

O e-governe ISS trata-se de um programa de emissão das notas fiscais eletrônicas que o município de Osasco localizado, no Estado de São Paulo, utiliza. O objetivo do projeto é proporcionar às empresas inscritas na cidade desde o ano de 2009 a informatização do processo de emissão de notas fiscais de serviço.

Como funciona?

O sistema integra tanto funções de gerenciamento de Imposto Sobre Serviço (ISS) como também de Notas Fiscais Eletrônicas de acordo com a legislação vigente de Osasco. Utilizando a Internet, ele permite que os prestadores e tomadores de serviço da cidade paulista escriturem seus documentos fiscais, emitam as notas eletrônicas e gerem guias de pagamento e livros fiscais.

O e-Governe ISS tanto controla todas as emissões de notas fiscais, quanto permite a recuperação e emissão de segundas vias sempre que o usuário desejar.

Benefícios do Programa de Nota Fiscal de Osasco

O usuário do e-governe ISS poderá emitir a nota fiscal a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que possua conexão com a internet. Da mesma forma, a impressão ou visualização de segundas vias poderão ser realizadas sempre que necessário. Com o programa, deixa também de ser necessário o armazenamento de cópias das notas fiscais.

A nota fiscal poderá ser enviada diretamente para o endereço de e-mail do usuário, sem a necessidade de impressão imediata do comprovante. Ganha-se também em confidencialidade e veracidade das informações, que são asseguradas pelos serviços de segurança do sistema de Nota Fiscal Eletrônica – evitando extravio de informações e falsificações de notas fiscais. Ainda, a qualquer momento no site da prefeitura, pode ser verificada e atestada a autenticidade das informações contidas nas notas.

Outro benefício é a facilidade e a disponibilidade de métodos práticos de envio de dados para a geração das Notas Fiscais Eletrônicas pelo sistema das empresas que geram um grande número de notas fiscais.

Como aderir

Para aderir ao e-governe ISS é preciso acessar o Portal da Prefeitura de Osasco; fazer o cadastro do CPF ou CNPJ; criar um login e senha e confirmar a inscrição através de uma mensagem eletrônica que será enviada para o e-mail.

Em seguida, os prestadores e tomadores de serviço já possuirão todo acesso ao sistema de Nota Fiscal de Osasco. Eles poderão conferir todas as notas fiscais que estão cadastradas no CPF ou CNPJ – da mesma forma, verificar o saldo a receber. Vale salientar que os créditos são sempre liberados no semestre seguinte ao cadastro da nota fiscal no sistema.

Contudo, fique atento – só irão gerar créditos as notas fiscais emitidas por empresas cadastradas no sistema. Além disso, os estabelecimentos são obrigados a informar que emitem nota fiscal eletrônica.

É possível, ainda, o usuário do e-governe ISS requisitar que sua via da Nota Fiscal Eletrônica seja enviada por e-mail ou no próprio Portal da Prefeitura de Osasco – onde existe a opção de impressão das notas ou a criação de um arquivo de compras, desta forma, não há risco de perder nenhuma delas.

 

June 15, 2017

Posted In: Recentes